sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Características dos balões - HQ

Quadrinhos não duplicaram as funções do antigo sistema de leitura e expressão. Eles adicionaram novos caminhos. Quando o leitor lê o conteúdo dos balões sua preocupação primária é entender as palavras que ali estão. Entretanto, os quadrinhos são uma arte também visual, e há uma preocupação com as qualidades visuais dos balões. Os balões, além de inserir o discurso direto na narrativa, participam também da imagem, transformando o elemento linguístico em elemento imagístico.
Podemos salientar o balão de fala, cujo contorno é contínuo e forte, nítido. Já o balão de pensamento tem outra forma. Ele é irregular, ondulado ou quebrado. Pensar é algo bem diferente de falar em voz ainda (ainda que seja um monólogo), por isso a distinção entre os balões é pertinente. Enquanto o balão de fala representa o diálogo mantido entre as personagens, o balão de pensamento pode ser entendido como uma intromissão do narrador-onisciente na cabeça das personagens, informando ao leitor o que eles pensam. Por causa da diferença visual entre os balões, a representação da fala e dos pensamentos nos quadrinhos é muito mais simples do que na literatura.

O formato dos balões, no entanto, pode variar de acordo com as intenções do contador de histórias. O contorno do balão pode ser tremido, indicando medo ou emoção forte, pode ser recortado, que indica explosão verbal ou cólera, ou mesmo dentado, fazendo o leitor perceber que o som está sendo emitido por uma máquina. Podemos também colocar alguns contornos metafóricos, como as estalactites que indicam frieza na resposta ou pequenas flores que indicam o oposto. Robert Benayoun  consegue caracterizar 72 espécies de balões entre as quais o balão censurado, em cujo interior há símbolos como caveiras, bombas etc, o balão personalizado, cujos caracteres tipográficos indicam a personalidade ou nacionalidade do falante e até mesmo o balão mudo, que se apresenta vazio. Em quase todos os balões, enfim, são apresentadas relações ideogramáticas entre imagem e conteúdo expresso. O balão propriamente dito não corresponde a nenhum objeto da imagem, mesmo assim, o desenho do balão ajuda o leitor a identificar seu conteúdo expressivo.
Acesso em: 09/11/11 – 15:05

Visite também: 




Aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário